Como combinar estampas: o que dá certo e o que é proibido?

Como combinar estampas: o que dá certo e o que é proibido?

Especialistas avaliam looks e dão dicas certeiras para não errar nas combinações de estampas

 

Misturar estampas em diferentes peças de roupas é uma dúvida recorrente entre as mulheres. Mas, apesar de parecer muito complicado combinar peças de diferentes estampas numa mesma produção, com algumas dicas é possível sair da zona de conforto e montar looks incríveis e despojados usando a técnica Mix n’ Match, que consiste nesse mix de estampas e/ou texturas. Diante disto, existem regras ou vale o bom senso? Segundo a gerente da Forum na cidade, Drica Câmara, algumas orientações podem ajudar, inclusive, a usar a estampa ao seu favor.

  O primeiro passo é usar cores parecidas ou estampas semelhantes. “Ao misturar estampas, é importante considerar desenhos de aspecto visual semelhante para ficar harmônico. Ou seja: misturar duas ou três estampas de traços mais retos, mais geométricos, ou dois ou três florais com estampas de linhas mais soltas, ou ainda, estampas com ar vintage pode ser uma boa sugestão”, orienta Drica. Outro ponto importante é o link de cor; sempre funciona melhor quando há tons em comum entre os desenhos. O quesito proporções também influencia na hora de combinar estampas. “As modelagens podem mudar os planos de quem busca um mix perfeito.  Quando a peça é estampada é muito importante que seu tecido tenha caimento fluido e corte pouco volumoso para evitar o aumento exagerado da silhueta, uma vez que estampas por si só criam volume na região que estão vestindo”, orienta Drica.

          Mas, embora as estampas aumentem a superfície do corpo, nada impede que você as use para disfarçar as imperfeições. Quanto maior a estampa, maior será a atenção voltada para a região do corpo. “Se o desejo não é evidenciar determinada área, escolha estampas menores. Se você é baixinha fuja dos desenhos grandes, que podem dar a impressão de que você é menor ainda. Se for mais alta, passe longe dos miúdos, pois fica desproporcional”, pontua a gerente. Já se a cintura for estreita e quadril desproporcional, é indicado usar uma peça que chame a atenção para a parte de cima do corpo e outra mais discreta embaixo. Por outro lado, quem tem pouco quadril pode abusar das estampas de todos os tipos e tamanhos. Confira algumas sugestões, de acordo com a estampa e inspire-se!

Forum__ Forum__ (2) Forum__ (1)


Floral – Pode combinar com uma peça lisa, uma estampa de listras – com duas cores, no máximo –, com um xadrez de duas cores, poás ou com outro floral no qual as cores sejam compatíveis.

Animal prints – Estampas de onças, zebras e tigres estão em alta. Não misture com outras, para não ficar exagerado. Use com uma peça lisa.

Exótica – Inclui frutas, figuras e desenhos. Quanto mais colorida e chamativa, mais difícil de combinar com outra peça estampada. A solução é misturar com roupas lisas.

Étnica – Pode ser usada com outra estampa étnica, de tom mais neutro. Listras mais neutras, com duas cores semelhantes, também caem bem. 

Geométrica – É democrática: fica bem em vários corpos e em diversas combinações. Coloque com florais, listras, xadrez e poás.

Xadrez – Também está na moda, mas é difícil de coordenar com outras estampas. Prefira misturá-la com peças lisas.

Rapha

Related Posts