Confira quatro dicas para manter os fios bem hidratados

Confira quatro dicas para manter os fios bem hidratados

Agentes externos e diários causam danos ao cabelo. Saiba como reverter e manter os cabelos sempre saudáveis e bonitos.

Parece difícil manter os cabelos hidratados diante de tantos agressores externos, como a poluição, clima, chapinha, secador e química. Mas é, sim, possível deixar os fios saudáveis, livres de pontas secas e duplas, além de deixa-los com aspecto saudável e sedoso. Alguns cuidados cotidianos podem ajudar a alcançar resultados tão positivos. Por isso, separamos quatro dicas simples para quem está atrás de dar uma melhorada no cabelo e não sabe por onde começar.

1 – Preste atenção ao seu cabelo

 Cabelo

O cabelo dá sinais de quando está precisando de tratamento. Por isso, fique de olho para saber quais os danos que estão sendo causados. Pontas espigadas e com aspecto queimado é uma dica para ter cuidado com o excesso de calor, como o secador e a chapinha. Já o surgimento de frizz e volume descontrolado pode ser falta de hidratação e nutrição. Na hora de escolher os produtos, prefira os que depositem nutrientes e ajudem a restaurar a fibra capilar,  como os produtos a base de quina rosa, que ajudam a controlar o volume, proporcionando proteção dos agressores diários e um brilho natural.

2 – Não faça misturas

Na internet é possível ver dicas de misturinhas para os cabelos, que envolvem diversos tipos de máscaras em um mix para aplicar nos fios. Porém, essa ação pode impedir que o cabelo absorva os nutrientes corretamente e não atinja o efeito esperado, já que cada produto possui uma quantidade certa de cada componente na fórmula. O ideal é fazer o básico: shampoo, máscara e condicionador para finalizar e selar as cutículas. Assim como a escolha dos produtos certos para o seu tipo de cabelo que garantem um melhor resultado.

3 – Cuidado na hora de lavar

Cabelos ressecados não devem ser lavados com muita frequência, porque a lavagem retira a oleosidade natural dos fios que os mantêm hidratados. Alternar os dias ajuda a evitar o desgaste. Já os que apresentam excesso de oleosidade, não devem ficar muito tempo sem lavar. Procure produtos que se adaptem às necessidades do seu cabelo, assim você consegue equilibrar a hidratação e a limpeza na medida. Para quem possui cabelos mistos, a dica é procurar produtos que auxiliem na hidratação e eliminem a oleosidade da raiz, a exemplo da linha Alecrim da Vitiss Cosméticos, que possui extratos marinhos que hidratam suavemente o cabelo, proporcionando uma sensação de refrescância.

4 – Faça um cronograma

As etapas de hidratação, nutrição e reconstrução são essenciais para os fios, já que combatem os principais desgastes capilares e ajudam a repara os danos causados por processos químicos ou agentes externos.  A hidratação é a etapa mais simples, pois serve para repor a água perdida nas lavagens diárias e pode ser feita duas vezes na semana, mantendo a umidade dos fios. A nutrição ajuda a enriquecer a fibra capilar e as umectações são muito importantes para essa etapa. O óleo de coco vegetal é um excelente agente nutritivo, já que recupera os fios completamente. E a etapa mais importante, a reconstrução, que serve como uma espécie de cimento que preenche os fios danificados, deve ser feita de 15 em 15 dias. Isso porque é feita a base de queratina, elemento que ao ser usada em excesso pode enrijecer os cabelos.

Rapha

Related Posts