Melasmas: manchas escuras são pesadelos das mulheres, mas podem ser tratadas

Melasmas: manchas escuras são pesadelos das mulheres, mas podem ser tratadas

17341512122014_melasma322

Aquelas manchas escuras que parecem nunca mais deixar de fazer parte da aparência. Este é o pesadelo de muitas mulheres, seja devido à gravidez, uso de anticoncepcionais ou exposição solar. O problema, entretanto, também pode acometer os homens, embora com maior incidência do sexo feminino, e tem nome: melasma.

Mesmas são manchas escuras que aparecem frequentemente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Segundo a dermatologista Luciana Lócio, trata-se de uma hiperpigmentação com manchas de tom castanho ou marrom. “Esta coloração pode ser observada tanto em pessoas da raça negra quanto branca”, explica.

17340912122014_MELASMA2

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada a alterações hormonais decorrentes de doenças da tireoideanas ou do ovário, uso de anticoncepcionais, gravidez e exposição solar. “Fatores genéticos já são comprovados, mas coisas como uso de cremes,  procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno enquanto causa não passam de mitos”, informa.

Os principais tratamentos para o melasma são uso de cremes clareadores associados à fotoproteção rigorosa, peelings e lasers. “O importante é entender que o melasma é uma dermatose crônica e seu tratamento precisa ter fase de ataque e manutenção, o que significa um longo período de tempo. Até porque, como doença crônica e com fator genético, há sempre chance de que as lesões voltem”, conclui.

E aí, gostaram do alerta?! Sempre é bom procurar um profissional da área, porque assim que se é descoberto o problema, a chance de saná-lo é mais rápida.

Fiquem ligadas, Gringas!

Rapha

Related Posts