Rio Moda Rio abre seu segundo dia de evento com apresentação de Maria Filó no Museu de Arte do Rio

Rio Moda Rio abre seu segundo dia de evento com apresentação de Maria Filó no Museu de Arte do Rio

Evento estreou nesta quarta-feira com um mix de atrações de moda, gastronomia e música para o público, além de um imenso telão para transmissão ao vivo para o público que passar pela Praça Mauá

 

O Rio Moda Rio entrou em seu segundo dia de evento, 16, com uma apresentação da grife Maria Filó no Museu de Arte do Rio, no centro da Cidade. A marca apresentou uma coleção em homenagem aos seus 18 anos, com muito tricô e transparências. Ainda hoje desfilam no Pier Mauá Mara Mac, Isabela Capeto, Andrea Marques e Alessa. No fim da noite, o rapper DUGHETTU anima o público com o pocket show.

Toda a programação pode ser acessada em www.riomodario.com.br. O evento vai além das passarelas, com apresentações, palestras, talkshows, shows e pop up stores, onde pode ser encontrado 20% do que for visto nos desfiles, além de uma área de experimentação de produtos para aquisição do público.

O evento é uma realização da Dream Factory, que tem Duda Magalhães à frente, em parceria com a L21, de Luis Calainho. A curadoria está a cargo de Carlos Tufvesson, estilista e grande militante da moda brasileira. Toda a cenografia do evento tem a supervisão de Gringo Cardia e styling de Felipe Veloso.

Sobre o primeiro dia de evento

Em seu primeiro dia de desfiles, nesta terça-feira, dia 15 de junho, o Rio Moda Rio abriu as portas para o público trazendo os holofotes do mundo da moda de volta ao Rio de Janeiro. Durante todo o dia, palestras, pop-up stores, shows e apresentações nas passarelas atraíram os cariocas e encheram os armazéns do Píer Mauá.

Marcas já conhecidas e estilistas que fazem parte do circuito alternativo dividiram os mesmos espaços e interagiram com o público apresentando suas novas coleções e também peças que foram sucesso de vendas. Patricia Viera, Guto Carvalhoneto, Martu e Lino Villaventura são só algumas das grifes que estão no line-up. A novidade é que parte do que foi mostrado nos desfiles está disponível para venda nas pop-ups, no estilo See Now Buy Now, aproximando as passarelas do consumidor final – entre as marcas com espaços para compras estão Mara Mac, BlueMan, Maria Bonita, Alessa.

Já entre os nomes que fazem parte da proposta Experimente (conjunto de marcas  que apostam em novos conceitos e trabalham com peças exclusivas e em menor quantidade) está a Lille Butik, com peças das mesmas estampas para mães, filhas e até bonecas. Para Adriana Orofino, idealizadora da marca, um evento como o Rio Moda Rio é uma grande oportunidade de ser reconhecida. “É aqui que podemos mostrar o que estamos fazendo, fortalecer a imagem da marca e se sentir confiante para seguir em frente”, opina Adriana.

Direto das mãos de artesãs peruanas e cariocas, a Mannakay expõe chapéus e bolsas feitos por mulheres de vários lugares do Peru e do Brasil em uma das pop-ups mais coloridas do evento. Marcia Kemp, dona da marca, explica que seu objetivo, há três anos, é conectar as artesãs e fomentar suas independências. “Cada peça carrega a história dessas mulheres e um espaço como esse propicia que outras pessoas as conheçam, ” conta Márcia.

Há mais tempo no mercado, 25 anos, a marca Monthal também está apresentando novidades. Mais de 20 mil calcinhas biodegradáveis, feitas com material que se decompõe em pouco tempo após ser descartada, foram vendidas no primeiro ano de lançamento. A expectativa é que este número cresça ainda mais no próximo semestre.

Outra proposta da plataforma, além de unir criações de diferentes origens, é justamente democratizar o acesso ao que está sendo discutido e criado no mundo da moda. O evento é aberto ao público, que pode participar de palestras, shows, interagir com as marcas e ainda assistir aos desfiles através de telões espalhados pelos armazéns. E para quem não pôde vir no evento, um telão na Praça Mauá transmite tudo que acontece para quem passa do lado de fora do evento.

De acordo com o curador do Rio Moda Rio, Carlos Tufvesson, a cidade já tem a vocação de trazer movimentos diferentes, novidades que viram tendência de comportamento. “Nós criamos situações diferentes que impactam a cidade e o Rio Moda Rio faz parte disso, dessa característica típica do carioca, ” aponta Tufvesson.

Já Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory, “o Rio Moda Rio já virou em seu primeiro dia um espaço onde o carioca se diverte”.

Programação

 

16 DE JUNHO

 

13h30 Apresentação Maria Filó – Externo – Museu de Arte do Rio (MAR)
16h Abertura Rio Moda Rio / Pier Mauá
16h30 Talkshow / CASA DO SABER
Horário: 
Das 16h30 às 17h
Tema: A nova geração da moda: criadores, modelos, blogueiras e influencers que estão provocando uma verdadeira revolução no comportamento e no consumo.
Mediação: Paula Acioli.

Convidados: a jornalista e infuencer Melissa Jannuzzi, Hugo Galindo, da marca Zerezes, e Thomaz Azulay e Patrick Doering, da marca The Paradise.17hApresentação Mara Mac17hTalk / NATURA
Horário:
 Das 17h30
Pocket Make com Marcos Costa
Horário: Das 19h30
Tema: Todas as Beleza, Todos os Gêneros.
Bate-papo com DJ Zé Pedro, Clara Averbuck e Carlos Tufvesson

 18hApresentação Isabela Capeto18hApresentação do O Projeto Coletivo no espaço da Rádio MIX19hTalkshow / FIRJAN
Horário: 
Das 19h às 19h30
Tema: Economia Criativa e a Indústria da Moda19h30Apresentação Andrea Marques20h30Talkshow / ELLE
Horário: 
Das 20h30 às 21h
Tema: A influência do streetwear e o sportswear no mercado de luxo. Como a cultura de rua tem ganhado cada vez mais status de luxo e influenciado as criações das grandes maisons.21hApresentação Alessa21h45Show – DUGHETTU23hEncerramento

17 DE JUNHO 

14h Apresentação Ivan Aguilar – Externo – Palácio Tiradentes
16h Abertura Rio Moda Rio / Pier Mauá
16h Apresentação Osklen – Externo – Museu do Amanhã
16h30 Talkshow / ELLE
Tema:
 A força do styling na construção da imagem
17h Talkshow / NATURA

Pocket Make com Marcos Costa

18h Apresentação BlueMan
18h Apresentação Sinara no espaço da Rádio MIX
19h Talkshow / FIRJAN
Horário:
 Das 19 às 19h30
Tema: Moda Praia – Selo Estratégico para o Rio de Janeiro
19h30 Talkshow / NATURA
Tema: A única verdade da beleza é a mudança!

Bate-papo com Maira Freitas, Renata Izaal (Caderno Ela|Globo) e Marcos Costa20hApresentação Lenny Niemeyer20h30Talkshow 3 /  BAZAAR
Horário: 
Das 20h30 às 21h
Tema: Desfile ainda é o melhor formato de apresentação de coleção?21hApresentação The Paradise21h45Show – TIÊ23hEncerramento

 

 

Rapha

Related Posts