Veja dicas de como cuidar do cabelo durante o Outono

Veja dicas de como cuidar do cabelo durante o Outono

Saiba como combater a oleosidade, frizz e ressecamento, além de garantir que os cabelos fiquem limpos e sedosos.

O Outono é conhecido como a estação do meio termo, cheia de oscilações, onde você não sabe se o sol radiante que despontou nas primeiras horas do dia vai durar até o final da tarde. Essa época do ano exige cuidados e atenção especiais com a saúde do cabelo. É que toda essa variação de clima e temperatura pode ser nociva ao couro cabeludo e aos fios. Se no verão a preocupação é com a agressividade do sol, do cloro e da água do mar, no Outono, o grande vilão dos cabelos é a poluição.

Vitiss_AndirobaÓleo de Argan

Lavar o cabelo corretamente ajuda a mantê-lo bonito e saudável. “Antes de entrar no chuveiro, penteie o cabelo para desembaraçá-lo e soltar a sujeira. Depois de aplicar o shampoo, para enxaguar, deixe a água escorrer sem esfregar. Aplique o condicionador sobre toda a extensão dos fios, exceto no couro cabeludo, para não deixá-lo oleoso. O condicionador é o produto responsável por fechar as escamas que foram abertas para remover os resíduos”, explica Fátima Lima, especialista em cabelos e dona do Studio Plus Belle.

Além disso, é durante o Outono que o temido “frizz” aparece com tudo, justamente por causa da umidade. Alguns produtos são feitos especialmente para combatê-los, como a linha Andiroba e Quina Rosa, da Vitiss Cosméticos, que também contra o volume. Outra dica são os produtos com Óleo de Argan. Ricos em ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9) e Vitamina E, proporcionam cabelos fortes, reparação e hidratação com ação antioxidante. O óleo de argan melhora a elasticidade, elimina o efeito frizz e combate os radicais livres causadores do envelhecimento do cabelo. “O óleo reparador de pontas, inclusive, pode ser utilizado nas regiões onde o frizz já se instalou”, continua Fátima Lima.

 Outro problema que acomete os cabelos nessa época e também no Inverno são os longos banhos quentes, que podem ser danosos aos fios. A água quente sobre o couro cabeludo faz com que ele libere glândulas sebáceas, que deixam o cabelo oleoso, e pode também causar caspas, além de tirar o brilho dos fios. “Uma dica é usar a linha de jaborandi, que combate a oleosidade, caspa e a queda”, explica.

DICAS

 No lugar do secador, utilize o difusor – aquele acessório que encaixa no bico do aparelho e deixa passar o calor, mas não o vento. Se não tiver disponível, é só amassar os cabelos com uma toalha, segurar perto da raiz e posicionar o bico do secador na toalha, que vai ajudar a distribuir o calor sem vento.

 A recomendação de uso do secador é em um intervalo de dois dias. E para secar os fios, o ideal é usar o secador na temperatura morna.

 Ficar atenta aos banhos quentes é outra questão importante, diminuindo a temperatura da água para lavá-los. Tudo que for utilizado muito quente nos cabelos pode acabar retirando a umidade natural dos fios, causando ressecamento e deixando-os opacos.

 Para reduzir o frizz, é preciso manter o cabelo hidratado, evitar lavar os fios com água quente, não secar esfregando a toalha e não abusar da chapinha e nem do secador.

Rapha

Related Posts