Roupas com alta compressão: quais são os benefícios?

DSC_0734

Você já viu algum jogador do seu time utilizando roupas de borracha por baixo do uniforme? Sabe para que elas funcionam? Essas peças aumentam a pressão sobre o músculo, reduzindo a largura das veias e melhorando a circulação sanguínea. As roupas de compressão são inspiradas nas meias medicinais usadas para o tratamento de varizes. A partir delas, foram criadas bermudas com o mesmo conceito e testadas em jogadores de vôlei, basquete e futebol. Segundo Andréa Albuquerque, empresária à frente da marca fitness Pratadacasa, as peças em tecidos elásticos ficam bem coladas ao corpo, reduzindo a fadiga após o esforço físico e ajudando a acelerar a recuperação dos músculos nos momentos de descanso. “Essas vestimentas colocam ainda mais pressão sobre o corpo enquanto ele se movimenta, para garantir o alívio da dor muscular que virá em seguida”, explica.

 Por isso, as roupas com alta compressão podem ser uma ótima pedida para quem sofre com as dores depois do treino. “A literatura sugere que esse tipo de tecnologia pode produzir certo benefício indireto, com menores níveis de ácido lático após a atividade, redução de trauma muscular e melhora no desempenho e no retorno venoso”, complementa ela.

 Além das funções musculares, as roupas de compressão mantém o corpo do atleta na temperatura ideal para a prática do esporte e diminui o risco de lesões, pois reduz a vibração do músculo durante a atividade. A moda pegou e já existem camisetas, leggings, tops, macacões e muitas outras peças disponíveis no mercado. “É  importante, porém, saber qual peça é adequada pra cada tipo de treino. Na dúvida, peça ajuda à especialistas”, adverte Andréa.

mm

Rapha