A elegância e funcionalidade dos espelhos na decoração

A elegância e funcionalidade dos espelhos na decoração

Além de deixar os ambientes mais charmosos, o item tem o poder de tornar os espaços maiores e mais iluminados.

 Projeto arqMULTI_  (2)  projeto arqMULTI

O espelho é um dos poucos acessórios unânimes da arquitetura, pois combina com diversos estilos de ambientes e cai bem em cômodos de todos os tamanhos. Além de serem peças que simbolizam a vaidade, quando incorporados em paredes e móveis, são ótimos aliados na amplitude dos espaços. Por isso, as arquitetas a frente do arqMULTI, Danielle Paes Barreto, Soraya Carneiro Leão e Bruna Lobo, reuniram dicas de como utilizar o objeto na decoração, proporcionando mais amplitude, sofisticação, brilho e leveza ao ambiente. 

A primeira delas é com relação à localização dos itens. O recomendado é que eles fiquem nas áreas de circulação da casa, em paredes, bancadas, portas ou até mesmo nos móveis em si. “Quando utilizados como revestimento de parede nas laterais, é possível aumentar os espaços por meio da reflexão da imagem e da luz ambiente tornando-o mais claro e com a sensação de amplitude”, comenta Bruna. Outra sugestão importante é não exagerar. Segundo a profissional, se o uso for descomedido nas paredes ou nos objetos, é possível que as pessoas percam a referência de onde estão e tenham uma sensação de angústia e aflição. Por exemplo, um espelho na frente de outro causa sensação de infinito. Se essa for a sua ideia, tudo bem, mas se não, melhor evitar. Os espelhos, além de darem amplitude ao ambiente, leveza, brilho e sofisticação, tem a vantagem de combinarem com tudo. “Desde que inserido e adequado à decoração proposta, não há muitas restrições para usar essas peças”, revela Danielle.

 Projeto arqMULTI_  (3) Projeto arqMULTI_  (1)

Para locais menores, como banheiros, salas de estar ou hall, a dica é colocar a peça em uma das paredes. Já em lugares maiores, abuse da criatividade, já que não é necessário pensar em maneiras de ampliar o local. “Os lugares estratégicos para a aplicação do espelho são hall de entrada, sala de jantar, closets e porta de armários em quartos e banheiros”, comenta Soraya. Em relação à variedade de cores e acabamentos, o ideal é escolher o que combina com o restante da decoração. “Existem diversos estilos com inúmeros acabamentos, cores e películas, que permitem sair do óbvio, como, por exemplo, o espelho prata”, finaliza. 

Rapha

Related Posts