Exercícios funcionais, a nova moda no Recife

De 2014 pra cá, não é difícil ver pelas orlas das praias do Recife pessoas fazendo exercícios na areia, praticando o chamado treino funcional. Segundo especialistas, esta técnica promove emagrecimento mais rápido e tornou-se aposta de famosas para secar as calorias extras. Juliana Paes, Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Flávia Alessandra e outras muitas mulheres suam a camisa nesse tipo de atividade. Para quem não sabe, o treinamento funcional nada mais é que uma atividade física mais dinâmica, combinando exercícios e trabalhando vários músculos do corpo associados ao cotidiano: agachar, empurrar, girar, correr, pular.

 Paula Miessa 1 Pratadacasa Masculino

Segundo Andréa Albuquerque, nome à frente da Pratadacasa, marca especializada em moda fitness, o diferencial do treino funcional na praia se dá pelo contato com a areia, que é um terreno mais irregular, onde o aluno utiliza mais força para executar os exercícios, intensificando assim as atividades. Ao contrário do que muita gente pensa, entretanto, o treinamento funcional pode, sim, ser praticado por pessoas de todas as idades. Andréa alerta: “antes de mais nada deve-se levar em consideração sempre o objetivo, capacidade física e psicológica do aluno, e é muito importante saber se existe algum problema de saúde ou possui lesões”.

Outra dica é usar sempre roupas leves e adequadas para o exercício, como camisas com proteção UV ou com a tecnologia dryfit para facilitar a transpiração evitando o suor excessivo e o mal odor, não esquecendo, claro, de tomar bastante água para a hidratação.

mm

Rapha