Como proteger artigos em couro?

Como proteger artigos em couro?

Material de origem animal é usado desde a antiguidade. Atualmente, a matéria-prima domina o universo da moda

  Victor Hugo (2)Victor Hugo (1) Victor Hugo

Usado para fabricar as velas das embarcações na Idade Antiga e os famosos pergaminhos egípcios antes da descoberta do papiro, o couro passou a ser utilizado artisticamente ainda no século VIII, quando os árabes tornaram famosas as peças confeccionadas com o material. Normalmente utilizado nos capacetes e escudos dos guerreiros, a matéria-prima chegou ao Brasil na época da colonização e conquistou espaço rapidamente. Atualmente, o tecido de origem animal domina o universo da moda.

E quando o quesito é couro tempos que ir para quem entende do assunto, não é? De acordo com Kátia Gomes, franqueada da Victor Hugo no Recife, as peças em couro precisam ser manuseadas e guardadas com cuidado para evitar o desgaste natural do material que, por ser orgânico, marca mais facilmente que os produtos sintéticos. A empresária também ressalta que os artigos em couro da marca vêm de fora do Brasil, mas são protocolados pelo IBAMA. Cada bolsa possui um código que identifica a peça e a origem daquele couro e permite que a loja saiba qual pessoa adquiriu o produto, por meio do registro do seu CPF. Super legal, não acham? A VH é uma loja que pensa no meio ambiente!!! Uhuuu!

 courteney-2 sarah jessica

Ainda segundo Kátia, uma das práticas que devem ser evitadas é molhar a peça na hora de lavar. “Jogar água ou qualquer outro tipo de líquido no couro pode facilitar o aparecimento de mofo”, diz, salientando que a melhor opção é passar uma flanela levemente úmida para retirar os resíduos do dia a dia e deixar a peça secar na sombra, pois o sol mancha o local que ficou molhado e a cor acaba ficando diferente do restante. Também não é aconselhável usar produtos químicos como o álcool ou o alvejante, as manchas causadas por eles são irreversíveis.

 A forma de guardar estes produtos também deve ser especial já que, assim como todo tecido, o couro precisa “respirar” e não pode ficar guardado dentro de sacos ou caixas de sapato. “Opte por capas ou saquinhos feitos de TNT porque a circulação do ar evita que o couro mofe ou resseque”, conclui Gomes.

 

Rapha

Related Posts