A história dos shorts

A história dos shorts

Antiga vestimenta da nobreza, os shorts são democráticos e a cara do verão.

 

Inicialmente, ainda no século XV, os shorts – que não se pareciam com o que temos atualmente e eram algo entre as bermudas e os calções – foram uma alternativa encontrada pelos nobres para amenizar o calor das colônias mais tropicais e se diferenciar da indumentária feminina. Até então, homens e mulheres vestiam-se igualmente e eram diferenciados apenas pelo penteado e maquiagem. Os homens nobres usavam os calções que seguiam até a altura dos joelhos, com meias que cobriam o resto da perna. Com o tempo, aconteceram variações na altura e no shape dos calções, mas o status agregado à peça continuou o mesmo.

 0000 000 00 0

O que se conhece por short, hoje, surgiu mesmo no século XX, quando a peça ganhou seu lugar no espaço público e passou a ser usada sem distinção de sexo ou classe social. Nessa época, porém, devido principalmente ao puritanismo da época, mas também à praticidade da liberdade de movimentos, eram peças quase exclusivas dos trajes esportivos ou de banho. Apenas nas décadas posteriores, voltou a ser trajado nas ruas como peça de roupa casual.

             Atualmente, o short é uma peça que figura principalmente no guarda-roupa feminino. A versão masculina é tão popular quanto, mas apresenta um comprimento um pouco acima dos joelhos, sendo chamados de bermudas. Tininha da Fonte, estilista da grife de beachwear e moda casual Movimento, diz que a procura pela peça no verão aumenta bastante. “Na temporada pré-verão e no auge da estação, a procura por shorts é enorme. É uma peça arraigada no guarda-roupa tropical e transita muito bem em todas as ocasiões. Um short pode compor um look bastante casual para um almoço, mas se adapta perfeitamente a uma produção noturna”, explica a estilista.

             Tininha salienta ainda que, apesar de ser o mais famoso, o jeans não reina absoluto na composição da peça. “Os shorts podem ser feitos de vários tecidos, desde couro até tecidos leves como algodão e malha. Os estampados são um caso a parte e acrescentam muito ao visual se combinados com outras estampas ou peças lisas”, conclui.

              Pernas de fora! E o short hoje em dia vai de saidinha para a praia a eventos mais glamurosos. Adoro usar, principalmente com a vibe dos “conjuntinhos” de agora.

Gostaram da matéria?

XOXO

Rapha

Related Posts